Exposição: Os Direitos Humanos
sábado, 20/07
|Azinhaga
Campanha sobre direitos humanos consagrados na constituição portuguesa
Horário
20/07/2024, 17:10 – 20/10/2024, 17:00
Azinhaga, Largo das Divisões, 2150-008 Azinhaga, Portugal
Sobre
No ano em que assinalamos o 50º aniversário do 25 de Abril de 1974, a presente coleção de cartazes, sobre os Direitos Humanos consagrados na Constituição da República Portuguesa, assinala a efeméride e constitui uma mais-valia para todos enquanto recurso educativo sobre os Direitos Humanos.
A educação para os Direitos Humanos contribuirá para que todos reconheçam os seus direitos e os dos outros, estejam aptos a respeitá-los, defendê-los e a questionar as desigualdades e injustiças presentes nas nossas sociedades.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas a 10 de dezembro de 1948, exprime o ideal comum para que todos os povos e nações, todas as pessoas e organismos da sociedade se esforcem, através do ensino e da educação, na promoção do respeito por esses direitos e liberdades.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos consagra a necessidade da adoção de medidas de caráter nacional e internacional e da sua observância e reconhecimento entre os povos dos estados membros que assegurem a efetiva aplicação desses direitos e liberdades.
A Constituição da República Portuguesa, aprovada a 2 de abril de 1976, consagra um conjunto de direitos, liberdades e garantias, de acordo com o espírito da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Esses ideais nortearam o Movimento das Forças Armadas que derrubou a ditadura a 25 de abril de 1974.
Esta campanha, inicialmente dirigida às escolas, agora alargada a todos, que contempla a divulgação de um conjunto de cartazes criados por 16 ilustradores portugueses.
Os cartazes são assinados pelos ilustradores Bernardo Carvalho, Catarina Gomes, Catarina Sobral, Eduarda Lima, Jaime Ferraz, João Fazenda, Joana Estrela, Madalena Matoso, Mantraste, Mariana Malhão, Mariana Rio, Marta Monteiro, Nicolau, Susa Monteiro, Tiago Galo e Yara Kono. A curadoria e direção de arte do projeto são da responsabilidade do ateliê Silva Designers.
A iniciativa é da APCC (Associação para a Promoção Cultural da Criança) e conta com o apoio da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, The Navigator Company, CTT, Público, RTP2 e IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude. O PIPA – Programa da Imagem e da Palavra da Azinhaga associa-se à iniciativa com esta exposição.
Visitas por marcação: azinhagapipa@gmail.com